Quando um cliente entra em contato com um corretor, está em busca de um Plano de Saúde que, além de caber no seu bolso, atenda todas as necessidades que ele tem, desde procedimentos de rotina até tratamentos de doenças crônicas. Por isso, é importante que o corretor esteja pronto para reconhecer as necessidades de cada cliente e oferecer o melhor Plano, que irá atender a todas elas e garantir a satisfação do cliente. Pensando nisso, hoje eu trouxe alguns pontos importantes que você, corretor, deve considerar na hora de ajudar um cliente a encontrar seu Plano de Saúde:
Avaliar as necessidades do cliente
O primeiro passo desse processo é entender as necessidades específicas, ou seja, a idade, condições de saúde, doenças crônicas, histórico familiar, orçamento disponível, estilo de vida, se tem ou não dependentes, se faz parte de alguma entidade de classe, entre diversas outras variáveis que podem ser importantes para a contratação do Plano.
Condições pré-existentes
Muitos clientes têm condições de saúde pré-existentes que precisam ser consideradas ao escolher um plano de saúde, por isso é importante frisar essa informação na hora de conversar com o cliente, e explicar as condições de cada Plano em relação a isso.
Opções de Planos de Saúde
Após verificar as necessidades do cliente, analise as opções disponíveis e ofereça as que mais fazem sentido para ele. É importante considerar as diferentes categorias de contratação, como coletivo e individual. Muitas vezes, um Plano coletivo pode fazer mais sentido por seu valor e por ter a mesma abrangência de um individual, além de possibilitar a inclusão de dependentes.
Comparação entre Planos de Saúde
Existem muitos Planos de Saúde disponíveis, e isso pode gerar uma grande dúvida no cliente. Para ajudar nisso, você pode fazer um comparativo com a diferença entre eles, assim seu cliente terá, de forma clara, quais as vantagens e desvantagens de cada um, para poder entender qual faz mais sentido com suas necessidades e desejos. Neste comparativo, é importante incluir questões como valor, rede credenciada, cobertura, coparticipação, carência, entre outros.
Custo-benefício
Grande parte dos clientes tem um orçamento limitado, por isso precisam equilibrar as necessidades de saúde com seus recursos financeiros disponíveis. Pensando nisso, é interessante apresentar o custo-benefício dos Planos, para que o cliente entenda que está escolhendo algo que realmente faz sentido com as condições que ele estabeleceu.
Orientação sobre o processo de inscrição
Uma vez que o cliente tenha escolhido o plano de saúde ideal, o próximo passo é o processo de contratação. Neste momento, você deve orientar seu cliente sobre quais procedimentos devem ser feitos, como envio de documentos e qualquer outra coisa que for necessária. O cliente busca um corretor porque acredita que ele poderá tornar esse processo mais tranquilo e fácil.
Na hora de realizar vendas, é importante se mostrar disponível e preocupado com as necessidades do seu cliente. Caso você queira saber mais sobre como realizar os processos de venda e conquistar mais clientes, confira a matéria “Quais hábitos podem ajudar a vender mais?”.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que o LeAll irá te responder!




