No mundo de hoje, o sentido mais requisitado é o da visão. Todos são importantes, porém as maiores preocupações são de enxergar de forma clara e nítida o mundo afora. Assim, as maiores queixas por parte dos idosos ocorrem com situações de vista embaçada e isso está associado à catarata.
Com o passar do tempo, o corpo humano passa pelo processo de envelhecimento e assim há maior dificuldade para realizar algumas tarefas. Além disso, muitas funções do corpo que funcionavam de forma completa começam a se deteriorar. Os sentidos humanos são de visão, olfato, paladar, tato e audição, mas eles não estão imunes de sofrerem alterações conforme a idade avança.
Essa doença está comum no mundo inteiro e acontece por causa de uma deformidade em uma camada do globo ocular conhecida por cristalino. O olho humano é complexo e sensível, o que demanda mais cuidados que muitas vezes passam despercebidos ao longo da vida.
Com isso, o problema da catarata pode atingir de forma inesperada e causa um enorme desconforto para a saúde e para o bem-estar de cada um. O cristalino é o responsável pela focalização da visão de perto e de longe, por isso o usuário da catarata tem extrema dificuldade em focalizar objetos de qualquer distância.
Sintomas da catarata:
- Diminuição da acuidade visual;
- Sensação de visão “nublada ou enevoada”;
- Sensibilidade maior à luz;
- Alteração da visão de cores;
- Mudança frequente da refração.
Causas principais da catarata:
- Catarata Senil: Natural do processo de envelhecimento.
- Catarata Congênita: Ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, que atingem o filho.
- Catarata Traumática: Acontece devido a situações de acidentes que danificam os olhos.
- Catarata Diabética: Tem início precoce e sua causa vem da diabetes
- Catarata Decorrente de medicamentos: Ocorre por causa do uso de medicamentos por longo período, principalmente corticoides.
Vale lembrar que se há algum desses sintomas ocorrendo, é importante consultar um especialista. Em caso de confirmação da catarata, deve-se salientar também que há uma cura que ocorre por meio de cirurgia que substitui a lente e melhora a qualidade de vida do paciente.



