A conquista e fidelização de clientes é um trabalho difícil, mas muito necessário dentro de uma empresa. Philip Kotler, uma grande referência do Marketing, diz que um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente já existente. Além de possíveis acordos de muitos anos, essa fidelização facilita que novos negócios sejam fechados.
Considerando essa grande importância, hoje vamos falar sobre alguns pontos importantes dentro deste assunto e te contar 5 dicas imperdíveis. Confira:
- Utilizar outros serviços
Clientes fiéis estão mais propensos a consumir outros serviços ou produtos que você oferece. Ao decidir contratar um Plano de Saúde devido ao bom atendimento, por exemplo, o cliente pode considerar contratar um seguro de vida ou de automóvel, porque já conhece seu trabalho e confia nele.
- Indicação
Muitas pessoas consideram ter Planos de Saúde e Seguros, e quando uma delas tem uma boa experiência na contratação desses serviços, tende a indicar para outras que têm a mesma necessidade que ela tinha. O seu bom atendimento se tornará uma mídia orgânica, onde você não precisará investir dinheiro, e ainda sim poderá ter um grande retorno.
5 dicas importantes para te ajudar a fidelizar clientes
1. Colete feedbacks dos seus clientes
Receber feedbacks de seus clientes é uma maneira eficaz de determinar se seu produto ou serviço realmente atende às necessidades de seu público-alvo. Este é o momento ideal para aprimorar aspectos do seu produto e manter aqueles que são bem recebidos.
Existem várias maneiras de coletar feedbacks, desde o envio de formulários online por e-mail até a realização de ligações individuais para cada cliente.
2. Seja transparente
É comum que alguns processos não saiam conforme o planejado, por diversas razões. Nessas situações, seja transparente sempre que precisar comunicar más notícias aos seus clientes. Cometer erros é humano, e é essencial que você admita o erro aos seus clientes quando isso ocorrer. Para evitar que os conflitos se agravem, ouça ativamente e peça desculpas. A partir daí, você poderá identificar a causa do problema e encontrar uma solução.
3. Invista no pós-venda
Para garantir que os clientes estejam satisfeitos com o Plano de Saúde ou seguro adquirido, é fundamental oferecer um serviço pós-venda de qualidade. O objetivo é proporcionar uma experiência excepcional ao cliente após a compra, inclusive mostrando a ele benefícios que ele tem e talvez não saiba.
4. Entenda as necessidades do seu cliente
Ao compreender quais são as expectativas, dores e demandas do seu cliente, você estabelece um bom relacionamento e começa a fidelizar o cliente. Esse conhecimento aprofundado é fundamental para traçar as estratégias de marketing do seu negócio.
Além disso, entender o cliente faz com que ele se sinta ouvido por você e seja motivado a realizar outros negócios.
5. Entregue além do esperado
Identifique a fundo as necessidades do seu cliente e busque oferecer mais do que eles pedem. Muitas vezes, os clientes podem não conseguir prever futuras necessidades, por exemplo, mas você pode anteceder estes problemas e já oferecer soluções.
Por exemplo, ao buscar um Plano de Saúde, um cliente homem que ainda não tem filhos e não é casado pode optar por um Plano de Saúde sem obstetrícia, mas futuramente pode ter um filho, e ter optado por um Plano com obstetrícia previamente já garantirá o cuidado com ele logo que nascer.
É sempre importante pensar que quanto melhor você atender seu cliente, mais clientes você terá. E aí, gostou desse conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus colegas e amigos de profissão!




