É comum ouvir a crença de que misturar diferentes tipos de álcool intensifica a ressaca, mas será que é verdade?
Misturar bebidas causa mais ressaca?
É bastante comum ouvir que misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas, como cerveja e destilados, resulta em uma ressaca mais intensa.
No entanto, especialistas afirmam que essa ideia é um mito sem comprovação científica. O que realmente influencia na ressaca é a quantidade total de álcool consumida, independentemente do tipo de bebida.
Mas a verdade é que essa teoria não é nada mais que uma especulação do senso comum, pois não existe nenhuma comprovação científica de que essa mistura intensifica os efeitos do álcool no corpo no dia seguinte ao seu consumo.
O que realmente causa a ressaca?
Na verdade, a ressaca é resultado de diversos fatores fisiológicos que ocorrem após o consumo excessivo de álcool como:
- Desidratação: o álcool possui um efeito diurético, o que aumenta a produção de urina levando à perda de líquidos e eletrólitos;
- Acúmulo de toxinas: enquanto o álcool está sendo metabolizado, o corpo produz acetaldeído, uma substância tóxica que contribui para sintomas como náuseas e dores de cabeça;
- Alterações hormonais: desregula os níveis da aldosterona (responsável pelo equilíbrio eletrolítico e da pressão arterial) e do cortisol (o famoso “hormônio do estresse”);
Por que misturar bebidas alcoólicas está associado à ressaca?
Embora a ciência mostre que a quantidade de álcool ingerido é o principal fator responsável pela ressaca, a mistura de bebidas também pode influenciar — devido aos seus componentes químicos.
As bebidas alcoólicas escuras (como o uísque, conhaque, rum e vinho tinto) possuem maior concentração de congêneres, substâncias que surgem no processo de fermentação e destilação das bebidas, como o metanol, taninos, acetona, aldeídos e outros elementos tóxicos que aumentam os sintomas da ressaca.
Já as bebidas claras (como vodka, gin, saquê e vinho branco) contêm uma quantidade menor de congêneres, o que resulta em ressacas bem menos intensas.
Misturar bebidas alcoólicas claras e escuras pode levar a um aumento da ingestão de congêneres variados, além da influência do próprio álcool etílico.
Além disso, alternar diferentes tipos de bebidas — especialmente as de sabor mais doce ou suave — tende a aumentar o consumo, elevando o risco de alterações nos fatores fisiológicos mencionados anteriormente.
Como evitar os sintomas
Então, como minimizar os efeitos da ressaca após uma noite com os amigos? Siga as seguintes dicas:
- Beba com moderação: limite o consumo de álcool e conheça seus limites pessoais;
- Se hidrate: intercale bebidas alcoólicas com água para manter-se hidratado;
- Esteja bem alimentado: coma antes e durante o consumo de álcool para retardar a absorção das toxinas;
- Evite bebidas escuras: opte por bebidas claras para consumir a menor quantidade possível de congêneres
Portanto, o Leall desvendou: a ideia de que misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas piora a ressaca é um mito!




