Corretor, não se esqueça de declarar seu imposto de renda! A Declaração de Imposto de Renda precisa ser feita anualmente por todos que trabalham como microempreendedores, mas não se preocupe, é muito simples!
Desde o dia 3 de janeiro, a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI) está aberta, e você, consultor MEI, tem até dia 31 de maio para fazê-la. Ela consiste na declaração de todos os ganhos referentes ao ano anterior, ou seja, um relatório de faturamento que serve para comprovar sua regularização tributária perante a Receita Federal. Além disso, ela também assegura os benefícios previdenciários do MEI, como auxílio-doença e direito à aposentadoria.
O cálculo de faturamento é simples de ser feito, mas exige atenção, isso porque deve ser calculado de forma proporcional aos meses em que sua empresa esteve aberta. O limite de faturamento anual foi de R$ 81 mil em 2022, mas se, por exemplo, seu MEI foi aberto no mês de junho de 2021, o seu limite será proporcional ao tempo de abertura.
Como fazer a Declaração Anual do MEI 2023
A Declaração pode ser feita através do site da Receita Federal. Lá, você deve fazer seu Login através do seu CNPJ e selecionar o ano que será declarado. Também é possível efetuar essa declaração através de alguns aplicativos ligados ao MEI. Sendo pelo site da Receita Federal ou algum aplicativo parceiro, o importante mesmo é não esquecer de fazer!
Ao acessar o local onde fará sua declaração, você precisa ter em mãos algumas informações importantes, entre elas a receita bruta total recebida e a receita referente à venda de produtos e/ou serviços no ano anterior, e se houve algum funcionário registrado durante o ano. É possível encontrar os ganhos consultando o relatório de notas MEI que foram emitidas no ano anterior.
Dica do LeAll: Ter um controle financeiro pode te ajudar bastante na hora de fazer sua declaração, porque você já terá tudo anotado e não terá o trabalho de procurar tudo na hora de fazer!
Esqueci de fazer a declaração anterior, e agora?
Sei que esquecimentos acontecem, e você pode ter perdido o prazo do ano anterior, por isso também vou te dar uma dica sobre isso: regularize o quanto antes!
Não é difícil fazer a declaração do ano anterior, porém, você precisará pagar uma multa de, no mínimo, R$ 50. Mas, se você pagar em até 30 dias após a entrega da declaração atrasada, terá um desconto de 50% sobre a multa (pega essa dica de ouro!).
Como fazer uma correção na Declaração Anual MEI?
Errou alguma informação nesta Declaração e quer corrigir? Sem problemas!
Caso você precise fazer uma alteração, basta acessar o mesmo site por onde ela foi feita e procurar o ano vigente. Este processo serve para declarações recém entregues e ainda vigentes. Mas, se o problema for em declarações de anos anteriores, você precisa apenas fazer uma declaração retificadora.
Ah, e caso você tenha renda suficiente para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), saiba que a declaração de MEI não te isenta dessa obrigatoriedade!
Caso sua Declaração Anual do MEI 2023 não seja entregue até a data estipulada, sua empresa pode sofrer consequências sérias, como não poder mais gerar o boleto DAS no sistema do Governo. Não vacile, entregue até a data prevista e evite dores de cabeça! Depois não vale dizer que eu não te avisei, hein?!
Ficou com alguma dúvida? Envie nos comentários que o LeAll te responde!



