Muitas vezes, separamos a saúde bucal e mental em grupos diferentes de cuidados, mas sabia que eles estão relacionados? A verdade é que o nosso corpo é interligado e o acompanhamento com ambas as especialidades contribuem para uma vida mais equilibrada.
Sorrir é uma linguagem universal de comunicação e traz benefícios para a saúde física e mental, ativando a produção de endorfina, chamado de hormônio da felicidade, estimula o sistema imunológico, além de gastar calorias.
Um sorriso saudável é sinônimo de liberdade. Ao perder um dente, por exemplo, muitas vezes esse pode ser o motivo para a pessoa evitar sorrir e até mesmo conversar, causando um isolamento social e consequentemente, o sentimento de solidão.
Agora, quando falamos em saúde mental, pessoas com depressão, por exemplo, têm o dobro de chances de desenvolver doenças periodontais (inflamação dos tecidos da gengiva), da mesma forma que a ansiedade pode trazer problemas de bruxismo. Isso porque esses transtornos mentais podem influenciar o desenvolvimento de hábitos ruins que desencadeiam problemas bucais.
Por ter essa relação, o tratamento nem sempre é simples e necessita de atendimento multiprofissional. Ser atendido por profissionais de qualidade faz toda a diferença na qualidade de vida do paciente.
Importância de um Plano de Saúde completo
Poder contar com uma rede credenciada é essencial para criar confiança no profissional que cuidará da sua saúde. A comunicação pode ajudar no diagnóstico de doenças que necessitam de atenção.