O corpo humano utiliza várias ferramentas para avisar sobre qualquer situação diferente e incomum que possa ocorrer dentro do seu sistema. Um dos mecanismos utilizados é a febre, que se caracteriza pelo aumento da temperatura corporal e que atrapalha o funcionamento natural do corpo.
Seu processo altamente associado com ocorrências de doenças e mal-estar em geral, pois a febre é um aviso do corpo de que algo está errado, como nos casos de vírus, bactérias e outros invasores do organismo que podem se alojar no indivíduo e causar uma série de sintomas desagradáveis. O maior perigo da febre é a desnaturação de proteínas naturais do corpo.
A febre funciona como um processo de tentar desnaturar proteínas e outros elementos de perfis virais, bacterianos, entre outros. Com o aumento da temperatura corporal, fica mais difícil para que os hospedeiros malignos consigam trabalhar com total liberdade e eficiência.
No entanto, o próprio corpo humano possui proteínas essenciais para a vida, e uma febre descontrolada pode acabar matando substratos fundamentais para o funcionamento do corpo, além dos vírus e bactérias. Por isso, é importante sempre manter o cuidado e buscar abaixar a temperatura do corpo por meio de banhos e remédios específicos que trazem mais bem-estar.
O corpo humano possui uma temperatura média que varia entre 35.5 até 36.5 graus célsius. Com uma medida maior que essa, o indivíduo já pode ser considerado febril. Há casos em que a pessoa chega a atingir os seus 40 graus célsius, o que é extremamente preocupante, pois essa temperatura por um longo período de tempo certamente trará prejuízos para o organismo. Os antipiréticos mais comuns, que são os remédios destinados para diminuir a temperatura corporal, são o paracetamol e a dipirona.
A febre pode ser causada por agentes como:
- Vírus;
- Infecção bacteriana;
- Insolação;
- Queimadura de sol;
- Certas condições inflamatórias, como artrite reumatoide;
- Tumor maligno;
- Alguns medicamentos e drogas, como antibióticos utilizados para tratar a pressão alta ou convulsão;
- Reação adversa a algumas vacinas;
- Desidratação.
Os principais sintomas da febre são:
- Suor;
- Tremedeira;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Perda de apetite;
- Desidratação;
- Fraqueza geral;
- Alucinação;
- Confusão;
- Irritabilidade;
- Convulsão.