Circula a informação de que o uso de desodorantes pode estar relacionado com o aparecimento do câncer de mama. Essa dúvida surgiu por conta de estudos antigos que apontavam o alumínio como o causador da doença. Mas será que isso é verdade?
Primeiro, é preciso esclarecer a diferença entre os dois produtos mais usados. Os desodorantes usam fragrâncias antibacterianas para neutralizar o odor causado por essas bactérias. Enquanto isso, os antitranspirantes contêm ingredientes que bloqueiam os poros das glândulas e evitam ou diminuem a produção de suor. Uma dessas substâncias é o alumínio.
Alumínio na composição faz mal?
O alumínio está presente nos antitranspirantes e tem a função de formar uma cobertura temporária nas glândulas do corpo, interrompendo o fluxo do suor para a superfície da pele.
Porém, as glândulas das axilas representam apenas 1% ou 2% do total presente no corpo todo e por isso, bloquear esses poros não é prejudicial.
Porém, a ANVISA estabelece o limite de 15% de cloridrato de alumínio na composição.
Alergias e absorção da pele
A pele da axila é sensível e por isso, a região pode ter irritações com determinadas substâncias, como o alumínio.
É importante sempre olhar o rótulo dos produtos antes de comprar e optar por opções específicas para o seu tipo de pele.
Afinal, o desodorante causa câncer?
De acordo com a ANVISA, não existe comprovação científica de que o alumínio seja o responsável pelo desenvolvimento de câncer.
Porém, é importante ressaltar que ainda sim pode causar alergias, dermatite de contato e manchas na pele.
O ideal é manter a saúde em dia, com uma rotina saudável e exames de check-up. A AllCross conta com Planos de Saúde e Odontológicos que atendem todas as necessidades, ajudando você a garantir o seu bem-estar.