A rotina agitada e cheia de compromissos pode acabar dificultando os cuidados com a saúde e, por esse motivo, muitos corretores acabam colocando de lado as consultas e exames preventivos. Contudo, essas visitas ao médico são extremamente importantes em nossas vidas e não devem ser ignoradas.
O que são os exames de rotina?
Também conhecidos como check-ups, esses exames são procedimentos realizados regularmente para monitorar a saúde e detectar possíveis problemas de modo precoce.
Dentre esses procedimentos, os mais comuns são os exames de imagem, testes de sangue e exames físicos. A frequência para a realização desses exames de rotina costumam variar de acordo com a faixa etária e condições de saúde, mas, para os adultos aparentemente saudáveis, estes exames devem ser realizados a cada dois anos. Para idosos que sofrem com problemas como obesidade, diabetes ou colesterol, assim como adultos sedentários ou fumantes, os exames de rotina devem ser feitos anualmente. Já para pessoas portadoras de doenças crônicas, a indicação é que os testes sejam feitos a cada seis meses.
Entre os exames mais recomendados para as mulheres, estão:
- Papanicolau;
- Ultrassom transvaginal;
- Mamografia;
- Exames de sangue;
- Ultrassom de tireoide.
Já para o homem, podemos citar:
- Exame de próstata;
- Exames cardiovasculares;
- Colonoscopia;
- Dosagem de testosterona.
Os exames de rotina são fundamentais para avaliar a saúde de órgãos como fígado e rins, além de monitorar o colesterol e identificar riscos de anemias, doenças reumáticas, cânceres, infecções, fungos, e condições autoimunes, reprodutivas ou gastrointestinais. Quando problemas de saúde são detectados precocemente, as chances de sucesso no tratamento aumentam, permitindo um cuidado mais eficaz e resultados positivos.
Corretor, lembre-se de realizar seus exames de rotina com a frequência certa e esteja pronto para alcançar os seus objetivos com tranquilidade e bem-estar.
Compartilhe este post: